Menu fechado

Soluções sustentáveis para seu hotel: confira nossas dicas!

soluções sustentáveis

Ter ou não ter um hotel ecologicamente correto deixou de ser um tópico pertinente. Adotar soluções sustentáveis devem ser uma prioridade e os motivos para isso são vários. Tais como aumentar as chances de fidelizar clientes, cortar custos e, principalmente, reduzir o impacto ambiental. Vejamos a seguir algumas dicas que podem ajudar você nesse sentido:

1. Invista em soluções sustentáveis de baixo consumo

É estimado que 75% do impacto ambiental negativo causado pelos hoteis seja proveniente do consumo excessivo, especialmente no que diz respeito ao consumo de energia elétrica. Por isso, o primeiro passo para ter um hotel ecologicamente amigável é investir em soluções sustentáveis de baixo consumo de energia, tais como eletrodomésticos, iluminação e sistemas de refrigeração e aquecimento.

Nesse sentido, recomendamos que você faça uma pesquisa cuidadosa antes de investir para que conheça todas as opções viáveis. Os aquecedores solares, por exemplo, são bastante conhecidos e adotados. Mas não são a única possibilidade! É preciso avaliar as opções para que você, de fato, escolha o que é melhor para as necessidades do seu estabelecimento. Uma vez que o sol não estará sempre disponível para gerar energia. Assim, para problemas como esse, existem alternativas e é preciso ficar de olho!

Um bom exemplo é o aquecedor a biomassa. Você conhece? Ele é também uma opção econômica e ecológica, que funciona à base de materiais orgânicos de origem vegetal. Ou seja, esse aquecedor faz uso da queima de madeira para funcionar.

Essa madeira, por sua vez, não envolve desmatamento algum, pois é replantada continuamente. Além disso, muitos aquecedores são feitos de uma tecnologia especial que faz com que a queima da biomassa seja feita de forma limpa!

Caso queira saber mais sobre essa solução sustentável, confira nosso blog dedicado ao assunto!

2. Abrace a reciclagem

Seguido do consumo de energia, os resíduos gerados pelos hoteis também possuem um grande impacto sobre meio ambiente. Por isso, ainda que a reciclagem seja uma ideia bastante disseminada, ela precisa ser sempre reforçada e representa uma solução sustentável importante.

Nesse processo, a educação dos funcionários e o incentivo à participação dos hóspedes é indispensável. Para fazer isso, você pode começar com a colocação de lixeiras adequadas nos quartos e espalhar pelo estabelecimento, por exemplo. Ainda falaremos mais a respeito da reciclagem na próxima dica.

3. Comece a fazer compostagem

O lixo não-orgânico não é o único que merece a nossa atenção. Cada vez mais hotéis vêm percebendo os benefícios da compostagem de resíduos orgânicos. Que, ao invés de serem direcionados ao aterros sanitários, podem ser transformado em adubo.

Essa não se trata apenas de uma solução sustentável popular que agrada e impressiona os hóspedes. É também uma ótima oportunidade para economizar no paisagismo do seu hotel!

4. Apoie iniciativas ecológicas e produtores locais

A última dica, mas não menos relevante, é passar a fazer as compras do hotel de forma inteligente. Basta pesquisar um pouquinho para encontrar opções mais baratas e ecológicas de produtos variados. Afinal, com o movimento sustentável ganhando força, existem cada vez mais empresas apostando em soluções ecológicas para oferecer em seus negócios. Além disso, a compra de produtores locais, também pode reduzir o impacto no meio ambiente, assim como beneficiar a comunidade.

E lembre-se: ao fazer implantações de soluções sustentáveis no seu hotel, mantenha os funcionários bem informados sobre as mudanças e sobre o que devem fazer para contribuir! Funcionários mais conscientes podem levar essa consciência também para suas vidas pessoais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *