Menu fechado

Aquecedor a biomassa: prós e contras

aquecedor biomassa

Os aquecedores à biomassa fazem uso de materiais orgânicos de origem vegetal para gerar calor. Trata-se de um processo sustentável, com um impacto ambiental bem menor se comparado aos demais métodos de aquecimento. Neste blog, iremos conhecer um pouco mais sobre essa opção de aquecimento não tão conhecida, enquanto listamos algumas de suas vantagens e desvantagens. Assim poderemos descobrir se o aquecedor a biomassa é uma boa escolha para você.

Prós do aquecedor a biomassa

Fonte de energia renovável

O gás, o carvão e o petróleo são combustíveis consumidos em uma velocidade muito maior do que a velocidade em que são produzidos. Essas fontes tradicionais de energia podem levar milhões de anos para se formarem e estão, consequentemente, se tornando mais e mais limitadas com o passar do tempo.

O aquecedor à biomassa, pelo contrário, faz uso de briquetes, pallets, lenha etc., que são obtidos através do cultivo de novas plantas e árvores, ou seja, através de madeira reflorestada. Então, enquanto elas continuarem a ser plantadas, sempre haverá combustível!

Dióxido de carbono

A biomassa é considerada uma forma de energia neutra, uma vez que a quantidade de dióxido de carbono liberada pelo processo de queima da madeira é reabsorvido posteriormente pelas plantas durante seu cultivo. Além disso, existem aquecedores que queimam a biomassa de forma limpa, então dependendo da escolha do produto, esse método também pode reduzir a quantidade de dióxido de carbono da atmosfera!

Economia a longo prazo

Comparado a outros combustíveis, como petróleo e eletricidade, a biomassa é muito mais barata, além de também custar um pouco menos que o gás.

Altamente eficiente

Os aquecedores à biomassa atingem níveis de eficiência em torno de 90%, sendo, portanto, tão ou mais eficientes que qualquer outro método de geração de calor.

Contras do aquecedor à biomassa

Necessidade de espaço

Normalmente, os aquecedores à biomassa ocupam uma quantidade de espaço considerável por possuir um sistema de queima de combustível físico.

Além disso, mais do que o próprio equipamento, você precisará de espaço para armazenar o combustível – preferencialmente coberto para manter a biomassa seca.

aquecedor biomassa
Imagem: Shutterstock

Investimento alto

Embora tragam economia a longo prazo por fazerem uso de uma fonte mais barata de energia, esses aquecedores necessitam de um investimento mais elevado para a sua aquisição.

Manutenção

Esse ponto dependerá se você adquirir um aquecedor a biomassa manual ou automático. No caso dos aquecedores manuais, você precisará esvaziar as cinzas acumuladas semanalmente e o combustível também precisará ser abastecido a cada dois dias em média. Os aquecedores automáticos, por outro lado, não apresentam essa desvantagem, já que são autolimpantes e se abastecem sozinhos.

E então? Ficou interessado? Para saber mais sobre esses aquecedores, basta acessar este link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *